Atividade ocorreu no auditório da FFLCH e teve programação especial durante a manhã e a tarde do dia 30 de Março; familiares de Marielle Franco foram homenageados durante a celebração

Texto / Pedro Borges
Foto / Pedro Borges

A Uneafro Brasil, rede de cursinhos populares, comemorou 10 anos de existência no dia 30 de Março, sábado, no auditório da FFLCH-USP. Cerca de mil estudantes participaram do evento, que também teve a entrega da segunda edição do prêmio Marielle Franco.

Os jovens começaram a chegar a USP às 9h e iniciaram as atividades com uma palestra sobre as singularidades da prova do ENEM com o professor de física Giba, do cursinho da Poli. Depois, jovens da Uneafro que estudaram no cursinho, foram para a universidade, se formaram e passaram a coordenar núcleos da organização deram depoimentos de toda a trajetória percorrida para os colegas presentes.

Uneafro 10 anos corpo 1

Prêmio Marielle Franco (Foto: Pedro Borges/Alma Preta)

O Pagode na Disciplina, roda de samba do Jardim Miriam, zona sul de São Paulo, se apresentou durante as atividades com músicas que trazem a tona a resistência preta no país, como o clássico “Sorriso Negro”, de Dona Ivone Lara.

Na sequência, Douglas Belchior recordou a fundação da organização, em Março de 2009, quando um grupo decidiu ocupar o prédio da Faculdade de Medicina da USP como forma de protesto pela ausência de negros na instituição e pressão para a adoção de cotas raciais.

À tarde, os estudantes fizeram um tour pela Cidade Universitária, no Butantã, para conhecer os prédios e departamentos da instituição. Esse foi o primeiro contato com a USP para a maior parte dos presentes.

Uneafro 10 anos corpo 2

Sarau da Cooperifa foi um dos homenagedos (Foto: Pedro Borges/Alma Preta)

A entrega do prêmio

A falta de espaço no auditório da FFLCH e a negativa da USP em ceder o auditório da POLI, que comportaria todos presentes, motivaram os presentes a ocupar o vão livre do prédio para a entrega dos prêmios.

Integrantes da Uneafro foram convidados para anunciar a entrega do prêmio Marielle Franco para os homenageados. Entre os que receberam a recordação estão Cida Bento, CEERT, Sarau da Cooperifa, Associação Amigos e Familiares de Presas/os (AMPARAR-SP), Luayara e Anielle Franco, representando a família de Marielle, e integrantes da Uneafro, como Vanessa Nascimento, Adervaldo Santos, e Elaine Correia, coordenadores de núcleos da organização.

Uneafro 10 anos corpo 3

Douglas Belchior, Anielle Franco e Luyara Franco durante a entrega do prêmio Marielle Franco (Foto: Pedro Borges/Alma Preta)

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos