Apresentações acontecem neste sábado (17) e domingo (18) no Sesc Vila Mariana e no Museu Afro Brasil, em São Paulo

Texto / Nataly Simões | Edição / Pedro Borges | Imagem / Reprodução

As escritoras Carolina Maria de Jesus e Carolina Noémia de Sousa, importantes figuras da literatura negra, serão homenageadas neste fim de semana na intervenção musical “Um Museu Entre Carolinas”, na cidade de São Paulo.

No sábado, 17 de agosto, a iniciativa será às 15h, no Sesc Vila Mariana. A atividade será comandada pelos músicos e educadores Mariana Per, Paulo Rafael, Tita Reis e Renato Gama.

Já no domingo, 18 de agosto, a homenagem ocorre no mesmo horário no Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera. O local abriga uma biblioteca que leva o nome de Carolina Maria de Jesus, com um acervo especializado no período escravocrata da América Latina, Caribe e Estados Unidos. No mesmo espaço, estão expostos poemas de Carolina Noémia de Sousa.

Carolina Maria de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil. É autora do livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, publicado na década de 1960 e traduzido em 13 idiomas. A obra reúne cerca de 20 de seus diários, onde relatava suas vivências com os três filhos em uma comunidade de São Paulo.

Carolina Noémia de Sousa, mais conhecida como Noémia de Sousa, foi uma jornalista, poeta e militante de Moçambique considerada como “a mãe dos poetas moçambicanos”. Seu único livro “Sangue Negro”, publicado em 2001, reúne dezenas de poemas sobre a independência de seu país natal e da repressão sobre a mulher.

Serviço:

“Um Museu Entre Carolinas” - Sesc Vila Mariana

Data: 17 de agosto, sábado, às 15h

Endereço: Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, São Paulo

“Um Museu Entre Carolinas” - Museu Afro Brasil

Data: 18 de agosto, domingo, às 15h

Endereço: Portão 10 do Parque do Ibirapuera, na Avenida Pedro Álvares Cabral, São Paulo

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos