O evento acontece para debater o turismo na África, em São Paulo e Salvador

Texto / Lucas Veloso | Edição: Pedro Borges | Imagem / Divulgação

Nesta semana, em São Paulo e Salvador, acontece a primeira edição do fórum “O Viajante Negro do Brasil: Reconexões Através do Turismo”. As atividades acontecem nos dias 23 e 25 de julho.

O objetivo do evento é promover, através de conversas e debates, reflexões sobre as possibilidades de reconexão dos afro-brasileiros com o continente africano através do turismo.

O fórum tem curadoria da turismóloga Thainá Santos e será dividido em três painéis principais que buscam abordar diferentes questões atreladas ao tema. Com o título “Turismo e Relações Étnico-Raciais”, a primeira mesa contará com a presença de Denise Rodrigues (Mestranda de Turismo - EACH USP) em São Paulo.

Em Salvador, Tâmara Azevedo, da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, falará sobre pontos como racismo, preconceito, discriminação racial e a invisibilidade do negro como protagonista das suas atividades de lazer e turismo.

Para o encerramento, a África do Sul será debatida como destino turístico no painel “O que é a África do Sul pra você?”. Nele, Nataly Neri (Afros e Afins), Kauê Silveira (Hypeness), Diego Mouro (Artista Visual e Muralista), Gabi de Olveira (DePretas), Luci Gonçalves (Criadora de Conteúdo) e Wendy Andrade (Fotógrafo) falarão de suas experiências.

A programação é organizada pelo South African Tourism e pela TI Comunicações, que representa o turismo da África do Sul na América Latina.

Serviço:

Em São Paulo, o fórum será realizado dia 23 de julho no Unibes Cultural a partir das 18h30 (Rua Oscar Freire, 2500, no Sumaré), e, no dia 25, em Salvador, no Mundo Plaza (Avenida Tancredo Neves, 20, Caminhos das Águas), também a partir das 19h. Ambos os eventos serão abertos ao público e gratuitos.

Para inscrição, acesse: Dia 23 de julho, São Paulo | Dia 25 de julho, Salvador

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos