O objetivo do clube Africanidades é enviar livros escritos por mulheres negras e produtos feitos por empreendedores negros

Texto / Lucas Veloso | Edição / Pedro Borges | Imagem / Acervo Pessoal

A bibliotecária e empresária Ketty Valencio lança, neste mês de outubro, o Africanidades. O clube de assinatura é especializado em literatura negra, escrita por mulheres.

O clube Africanidades é trimestral. Os assinantes recebem o primeiro kit a partir de novembro com a temática “Resistência Negra”. A curadora da primeira edição é a escritora Jarid Arraes.

“Nossa ideia tem a intenção de ser uma ferramenta de estímulo à leitura por meio do protagonismo de pessoas negras e principalmente da valorização das narrativas realizadas pelas mulheres negras”, define Ketty Valencio.

A iniciativa é a segunda aposta de Ketty. Ela também foi a responsável pela primeira livraria especializada em literatura feita por mulheres negras no país. Nomes como Alice Walker, Angela Davis, Jarid Arraes, Maria Firmino e Noémia de Sousa são exemplos de autoras disponíveis no acervo.

“Trazemos a literatura protagonizada somente por mulheres, desde sua concepção até mesmo o design, a programação, a curadoria, a autoria e a gestão”, destaca a empresária.

Formada em biblioteconomia, a criadora do clube também é pesquisadora, pós-graduada em gênero e diversidade sexual.

As curadoras

Segundo Ketty, a escolha das curadoras se deu a partir da vivência de cada uma delas – todas mulheres negras nesta primeira etapa – e da ligação que elas possuem com os temas propostos.

O primeiro livro será escolhido por Jarid Arraes. Escritora, cordelista, poeta e autora dos livros “As lendas de Dandara” e “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis”.

As outras curadoras são a poeta Ryane Leão, a jornalista Bianca Santana e a jornalista Esmeralda Ribeiro. Acesse a plataforma em clube.livrariafricanidades.com.br

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos