url @import ( fonts.googleapis.com/css?family=Oswald );

Evento acontece em Limeira e reúne cerca de 300 pessoas por edição

Texto / Edilene Nascimento | Edição / Nataly Simões | Imagem / Rômela Batista

Construída no início de 1920, na Praça Toledo de Barro, a Gruta da Paz é um dos principais pontos turísticos da cidade de Limeira, no interior de São Paulo. O local é palco de diversas intervenções culturais como a “Batalha do Gruta”, que acontece às sextas-feiras, a partir das 19h30.

De acordo com o idealizador e um dos organizadores do evento, Renan Venancio, mais conhecido como Dark, a batalha de rap acontece na Gruta da Paz desde 2013. Inicialmente, o objetivo era possibilitar os artistas a se expressarem livremente, mas o evento se expandiu e hoje também é a principal atração cultural da cidade.

“Hoje as batalhas do Gruta são conhecidas em toda a cidade e também nos municípios vizinhos. Com poucas atividades voltadas para os jovens em Limeira, a batalha atrai o público jovem em busca de cultura”, destaca.

Renan Venancio, Gleidson Gomes e Rhyan Uzumaki são os nomes mais conhecidos na batalha. Segundo Renan, além da importância para a cena cultural da cidade, o evento revela novos talentos do rap.

“A batalha abre portas para os jovens expressarem seus sentimentos por meio das rimas. Acredito que a batalha cumpre um papel de lugar de fala para esses jovens”, explica.

A cada edição da batalha cerca de 300 pessoas participam. O evento, contudo, não faz parte do calendário oficial da cidade.

“Com a batalha de rap, a cidade só tem a ganhar. É por esse motivo que lutamos para que o evento faça parte do calendário cultural de Limeira. Há muito a ser feito, inclusive, a renovação do alvará de funcionamento”, conclui.

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos