url @import ( fonts.googleapis.com/css?family=Oswald );

Apresentação tem entrada gratuita e será sábado, 21 de setembro, no festival “Soy Loco Por Ti Juquery”, em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo

Texto / Nataly Simões | Edição / Pedro Borges | Imagem / Divulgação

As artistas negras Ana Moraes e Denise Aires dão voz ao conto “O Alienista” de autoria de Machado de Assis. A apresentação tem entrada gratuita e será neste sábado, 21 de setembro, às 14h, no festival artístico “Soy Loco Por Ti Juquery”, em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo.

Publicado em 1882, “O Alienista” é considerado um clássico da literatura brasileira. A obra de autoria do escritor negro debate a fronteira entre a racionalidade e a loucura.

Em maio deste ano, a Faculdade Zumbi dos Palmares lançou a campanha “Machado de Assis Real” para reivindicar o reconhecimento do autor enquanto homem negro. Segundo comunicado da instituição de ensino, a campanha é uma resposta à tentativa de embranquecimento de Machado de Assis.

Ana Moraes conta que ser uma mulher negra e participar do evento recitando Machado de Assis é um ato de representatividade. “Recitar um escritor negro que foi embranquecido para maior aceitação de suas obras se faz urgente e necessário. É criar uma representatividade legítima no festival”, afirma.

Sua dupla na leitura, Denise Aires avalia ser uma forma de resgatar a importância do negro na construção da literatura brasileira. “É informar e relembrar a importância desse autor. Precisamos incentivar a pesquisa pela real história do povo negro”, acrescenta.

“Outras Portas, Outras”

Ainda no sábado, 21 de setembro, às 20h30, o evento conta com a apresentação do espetáculo “Outras Portas, Outras”, da Companhia Sansacroma.

O grupo residente na periferia da Zona Sul de São Paulo explora a política do corpo negro em uma sociedade que trata operários negros com inferioridade. As cenas mostram a indignação transformada em materialidade poética, explorando questões como herança cultural e identidade do brasileiro.

Evento para o público infanto-juvenil

A segunda edição do festival “Soy Loco Por Ti Juquery” reunirá intervenções artísticas, shows, exposições, espetáculos, feira gastronômica, entre outras atrações voltadas para o público infanto-juvenil.

O projeto foi criado com o objetivo de ressignificar o Complexo Hospitalar do Juquery e relembrar o papel da arte na história da instituição inaugurada em 1898. Atualmente, o espaço abriga 65 idosos e possui um modelo assistencial voltado para o trabalho terapêutico.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

Serviço:

Festival “Soy Loco Por Ti Juquery”

Quando: 20, 21 e 22 de setembro, das 10h às 22h

Onde: Complexo Hospitalar do Juquery | Franco da Rocha – SP | Acesso pela Linha 7 Rubi da CPTM

bannerhorizontal

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos