Entre os brancos, o número ficou em 42%; Na população parda há 31% de aprovação

 Texto / Lucas Veloso I Edição / Pedro Borges I Imagem / Reprodução

São as pessoas pretas as que menos aprovam o governo de Bolsonaro, conforme apontou pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira, 8. É a menor porcentagem na comparação com brancos, 42%, e pardos, 31%.

De maneira geral, o levantamento apontou um país dividido após um semestre sob o comando de Jair Bolsonaro (PSL). Para 33% dos entrevistados, o governo é ótimo ou bom, enquanto outros 33% avaliam seu trabalho como ruim ou péssimo. O terço restante, 31% considera que o presidente teve desempenho regular.

Bolsonaro tem taxa de aprovação mais alta entre homens (38%), mais velhos, com 60 anos ou mais (37%), e ricos, com renda superior a 10 salários (52%).

Em comparação com o mesmo período de governo entre outros presidentes, em primeiro mandato, a pesquisa mostra que a aprovação a Bolsonaro está no mesmo nível de Fernando Collor (34%).

Fernando Henrique Cardoso (PSDB), no final de junho de 1995, era aprovado por 40%, e reprovado por 17%. Seu sucessor, Lula (PT), tinha 42% de ótimo ou bom, e 11% de ruim ou péssimo. Com 49% de aprovação, Dilma Rousseff (PT) foi a mais popular nos primeiros seis meses à frente da Presidência no período pós-redemocratização.

Regionalmente, Bolsonaro é mais popular na região Sul (42% de ótimo ou bom), e tem aprovação abaixo da média no Nordeste (25% de ótimo ou bom). De 0 a 10, a nota média atribuída pelos brasileiros à presidência, até o momento, é 5,4, sendo que nos extremos da escala, 17% dão nota 0 ao presidente, e 11%, nota 10.

O estudo também mapeou os principais problemas do país. Entre os respondentes, 19% citam violência/segurança como área mais problemática. No mesmo patamar, com 18%, aparece a área da saúde, e na sequência, educação, com 15%.

Foram realizadas 2.086 entrevistas em todo o Brasil, distribuídas em 130 municípios. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos