Evento conta com participações de Rosane Borges, Oswaldo de Camargo, Pedro Borges, e com intervenções artísticas de Akins Kintê, quem declamará poemas de jornalistas da imprensa negra

Texto / Pedro Borges
Imagem / Divulgação

O Alma Preta organiza um debate sobre literatura e mídia negra no dia 17 de Outubro, quarta-feira, das 17h às 20h, no Sesc Carmo, Rua do Carmo, 147, Sé. A conversa conta com a participação de Rosane Borges, jornalista e pós-doutoranda em Ciências da Comunicação, Oswaldo de Camargo, poeta e escritor, e Pedro Borges, jornalista e cofundador do Alma Preta.

A imprensa negra, uma das primeiras manifestações jornalísticas não hegemônicas a surgir no Brasil, em 1833, com o jornal “O Homem de Cor”, no Rio de Janeiro, tem uma proximidade histórica com a literatura.

A maior parte dos cadernos do século XX é repleta de textos informativos com teor literário, e de crônicas e poesias. Essa, que na historiografia hegemônica brasileira foi apontada como uma característica negativa da imprensa negra, é vista de modo positivo pelo movimento negro e os estudiosos das relações raciais.

Rosane Borges acredita que o jornalismo e a literatura, ao longo da história brasileira, ou excluíram a figura negra, ou a reduziram a determinados estereótipos. Para ela, a imprensa e a literatura negra possibilitam o olhar do mundo a partir da perspectiva negra e resgatam a esse sujeito a condição humana.

“Debater esses dois temas em conjunto é a possibilidade da gente reestabelecer uma linha histórica de como duas formas de expressão foram e continuam sendo importantíssimas para criar outra cena do visível, do racismo, de África. A gente tem duas áreas que sempre trabalharam em conjunto da população negra para solicitar acesso a uma soberania desde sempre negada”, afirma.

Durante a atividade haverá também a intervenção artística do poeta Akins Kintê. A equipe do Alma Preta e Oswaldo de Camargo preparam uma lista de poesias feitas pelos jornalistas da imprensa negra, que serão declamadas pelo poeta.

Serviço:

O debate sobre literatura e mídia negra acontecerá em 17 de Outubro, quarta-feira, às 17h, no Sesc Carmo, Rua do Carmo, 147.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos