Supremo Tribunal Federal decidiu em abril que as cotas deveriam ser aplicadas também no Exército, na Marinha e na Aeronáutica

Texto / Thalyta Martins
Imagem /

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) adotará cotas para negras e negros a partir do Vestibular 2019. Serão 22 das 110 vagas oferecidas pela instituição reservadas à pessoas negras aprovadas nas três fases do teste.

A reserva foi adotada após o STF (Supremo Tribunal Federal) ter reconhecido, em abril, a obrigatoriedade da aplicação da Lei de Cotas também nos concursos das Forças Armadas.

As inscrições para o vestibular deste ano começam em 1 de agosto e vão até o dia 15 de setembro. As provas serão aplicadas nos dias 23 de novembro, 10 e 11 de dezembro deste ano. A lista de aprovados sai no dia 21 de dezembro.

A instituição

O ITA, instituição pública de ensino superior, foi criado em janeiro de 1954 pela Aeronáutica na cidade de São José dos Campos. Atualmente possui cursos de graduação e pós graduação na área de engenharia. É considerada uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil e, por isso, é bastante concorrida. No vestibular do ano passado, 11.135 estudantes concorreram à 110 vagas.

Quem consegue entrar, tem garantidos quatro refeições diárias gratuitas e moradia por R$ 70,00 por mês.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos