fbpx

Nada é possível só. Ao contrário do que contam os livros de história, o povo preto sempre esteve unido. Sozinhos na sociedade, mas juntos na luta. Na escravidão, incontáveis foram as pretas e os pretos que se rebelaram contra a dominação branca e europeia. Nesse contexto, os quilombos tiveram importância central como forma de resistência.

De origem Bantu, a palavra Quilombo significa união, cabana, acampamento. Os quilombos se organizavam em comunidades rurais compostas por escravos fugidos e seus descendentes. Eram locais de difícil acesso para dificultar a chegada de invasores, entretanto, tinham vida efêmera. Alguns resistem até hoje, para preservar a cultura e aproximar o povo preto no enfrentamento dos problemas cotidianos.

O trabalho do Alma Preta não é possível sem uma extensa rede de colaboradores. A seção O Quilombo contará com diferentes visões negras sobre a questão racial. Teremos a experiência de pretos e pretas que vivem a realidade desigual do país, para propôr alternativas em nosso contexto.

Um debate não se faz sozinho. Para construir novas ideias diante do racismo brasileiro, iremos contribuir com a união histórica do povo preto. Nossa rede é desterritorializada e simboliza a união midiática contra as opressões raciais no Brasil.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com