Anielle Franco, diretora do Instituto Marielle Franco, anuncia a parceria entre a família da ex-vereadora do Rio de Janeiro, assassinada em 14 de Março de 2018, com o portal de mídia negra Alma Preta e denuncia as violências racistas a que a família tem sido vítima

Texto / Anielle Franco
Imagem / Acervo pessoal Anielle Franco

"Ninguém solta a mão de ninguém". Mas me respondam aqui, se a mão for preta, favelada, pobre, família de sangue da Marielle Franco, vocês segurariam, ou soltariam? Pois é! Desde o fatídico 14 de março de 2018, alguns soltaram, outros seguraram. E que bom que alguns seguraram! Outros se chegaram, tentaram lucrar, ganhar, e saíram. Alguns ficaram, nos ajudaram, somaram e seguem sim com o propósito de agarrar a causa e acolher a família nesse pedido de justiça e por esse legado.

Nós sabemos bem que Marielle virou um ícone mundial, o que foi de suma importância para que esse crime político e covarde não fosse esquecido.

Minha família de sangue tem sido vítima de racismos das mais diversas formas. Mataram minha irmã e tentam matá-la novamente a cada dia com difamação, fake news e oportunismos dos mais esdrúxulos aos mais óbvios. Marielle foi democraticamente eleita e assassinada covardemente em um crime político que continua sem resposta. E isso é grave. Foi mais uma vida humana de uma mulher negra, bissexual, favelada, e mãe ceifada.

Anielle Franco Corpo

Anielle Franco e Marielle Franco juntas (Foto: acervo pessoal)

Enquanto existe uma parte da população que comemora essa morte fazendo piada e memes de péssima qualidade, e outra que usa e abusa do nome e da imagem dela para se promoverem, existe também aquela parte que fecha e cola com a gente de fato, lutando e tocando pautas que a própria Marielle defendia e lutava para que tivessem dignidade e respeito. O que é o caso do alma preta jornalismo!

E é por isso que nossa missão nesses últimos meses tem sido tentar tocar a vida como antes, e dar conta do legado Marielle Franco, que não é só de uma ou duas ou três pessoas, mas sim de uma população que é sucateada e desrespeitada há tempos. Sendo assim, hoje nós escolhemos começar a falar a real situação dessa família. E é com muita honra e credibilidade que anunciamos nossa parceria com o alma preta jornalismo!

Por aqui honraremos o sangue de Marielle que corre em nossas veias com caráter, luta, respeito, dignidade, legitimidade e muita vontade de provar que as mulheres negras podem e devem fazer o que bem quiserem!

Anielle Franco é mestra em jornalismo e letras, palestrante, professora, escritora, diretora do Instituto Marielle Franco, coordenadora geral do projeto Papo Franco e a mais nova colunista do alma preto jornalismo

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com

Mais Lidos