Atividade será promovida em 7 de julho e acontecerá em comunidade quilombola tradicional no litoral norte de São Paulo; vagas são limitadas

Texto / Amauri Eugênio Jr.
Imagem / Cristiano Braga

A Diaspora Black promove, em 7 de julho, viagem para imersão no Quilombo da Fazenda. Situada em Ubatuba, especificamente no Parque Nacional da Serra do Mar, a comunidade é uma das mais tradicionais do litoral norte de São Paulo, ao estar estabelecida desde o século XIX na antiga fazenda Pinciguaba (Refúgio dos Peixes, em tupi).

O quilombo integra a Rota da Liberdade, circuito de quilombos no Vale do Paraíba, trabalha com turismo de base comunitária, ao fazer da cultura local o principal atrativo para visitantes. Além disso, o modelo da viagem promovida é pautado pelo turismo de base comunitária e sustentável, que valoriza a autogestão da comunidade para a realização de atividades.

“Mais do que consumo de viagens, trabalhamos com o turismo de impacto, que fomenta a geração de renda, valoriza o saber da comunidade, aproxima e constrói pontes entre a nossa tradição cultural às pessoas que buscam experiências transformadoras", afirma Carlos Humberto Silva, CEO da empresa, sobre o objetivo da imersão, que consiste em promover impacto positivo e elevar a autoestima da comunidade.

Outro aspecto a ser ressaltado diz respeito à aproximação com a cultura e a ética quilombola, ao difundir o senso de pertencimento e a contribuição social da população afro-brasileira ao país – isso sem contar o reforço da identidade negra.

Qual é o roteiro?

Desenvolvida pela Diaspora Black, a rota do Quilombo da Fazenda abrange um passeio pela comunidade, onde o turista poderá conhecer cachoeiras e paisagens naturais, assim como o cotidiano e manifestações culturais do espaço.

Outros aspectos que podem ser citados dizem respeito às atividades das quais os viajantes poderão participar, como rodas de conversa sobre a memoria local, produção de estampas em tecido, dançar jongo e degustar receitas tradicionais com a farinha produzida no próprio quilombo. Os turistas serão assistidos e orientados por Zé Pedro, 86 anos, anfitrião da viagem.

Inscrições

As vagas para a imersão no Quilombo da Fazenda são limitadas e as inscrições poderão ser feitas neste link. O valor para a inscrição é R$ 375, o que inclui o traslado entre São Paulo e Ubatuba, almoço, oficinas, lanches e guia. Crianças de até 6 anos não pagam e as de até 12 anos pagam meia-entrada.

Eu não diria “mais fácil”, contudo, penso que as políticas afirmativas empoderam negro ao acesso. Sobretudo, reforça a não existência de um “lugar social” ao jovem negro, ele pode se colocar em qualquer formação profissional, como conquista do seu mérito e não somente pelo benefício da política compensatória.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos