Luta, fortaleza e poder é o que define as mulheres negras que protagonizam essas produções

Texto / Anna Laura Moura
Foto / Getty Images

A mulher negra é imprescindível e dá significado à luta e aos esforços do movimento negro, que busca atingir a igualdade racial e conquistar os direitos que ainda faltam. Por isso, acompanhar e exaltar os esforços realizados por essas mulheres para atingir a ascensão do negro, é de extrema importância. 

Estes seis documentários são exemplos de perseverança e da maravilha, mas também da dificuldade que é ser uma mulher negra.

Confira:

1 - Aída – Uma mulher de garra

O documentário retrata a vida da atleta brasileira Aída dos Santos. Ela participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964 e foi a única mulher negra da delegação brasileira. Ela fez isso sem patrocínio e apoio da Federação. Além disso, viajou sem técnico e sem intérprete.

 2 - Quatro meninas – Uma História Real (4 Little Girls)

A produção mostra um dos piores crimes envolvendo racismo na história dos Estados Unidos: durante o ápice dos movimentos dos direitos civis, uma bomba explode em uma igreja do Alabama e mata quatro meninas negras.

3 - What Happened, Miss Simone?

O documentário exibe a trajetóriada da cantora, pianista e ativista Nina Simone, que atuou juntamente a Malcom X, Martin Luther King e Rosa Parks. No filme também há um arquivo de imagens inéditas.

 4 - My name is now, Elza Soares

O documentário conta a história de vida da icônica cantora e atriz Elza Soares.

5 - Libertem Angela

O documentário evidencia a vida de Angela Davis, uma jovem negra e professora universitária, nascida no Alabama. Ela é conhecida por defender os direitos humanos e atuar no movimento negro. Nos anos 70, ela entra para a lista de procurados pelo FBI e a mulher mais procurada dos Estados Unidos.

6 - Kbela

Curta brasileiro que fala sobre a resistência das mulheres negras, o uso do cabelo natural e o processo de embranquecimento. 

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos