fbpx

Atividades no sábado, 13 de Abril, incluem batalha de rima, música e filmes. Conhecida como Feira Livre pelos moradores, o evento acontece na praça Lígia Maria Salgado, na avenida Cupecê

Texto / Divulgação
Imagem / Divulgação

Neste sábado, 13 de abril, o coletivo Mascate Cineclube, em parceria com as ONG’s Polo Cultural Lar Maria Sininha e JAMAC - Jardim Miriam Arte Clube, promove a 4ª edição do Sarau Cinematográfico. Com início previsto para às 18h, está confirmado o show do grupo ‘Ninguém precisa ser herói’ e a disputa de mc’s com a Batalha da Feira Livre.

Além disso, haverá exibição dos filmes ‘Peripatético’, dirigido por Jéssica Queiroz (2017), ‘Nós, Carolinas’, do coletivo de comunicação Nós, mulheres da periferia (2017) e ‘Caxangá’, de Aretha Naomi (2018). A música fica com o DJ e VJ Fabio Jota.

O Sarau ocorre desde 2012 em parceria com o JAMAC e o CEU Caminho do Mar. Em 2018, com o patrocínio do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), da Secretaria Municipal de Cultura de SP, o coletivo expandiu para outros bairros.

Sarau Cinematografico Corpo

Quarta edição do Sarau Cinematográfico ocorre na Cidade Ademar (Foto: Divulgação)

Cidade Ademar

Multicultural e itinerante, a proposta do evento é valorizar e fomentar a produção audiovisual e cultural das periferias paulistas, com foco no distrito de Cidade Ademar, zona sul de São Paulo. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2017, a região contava com mais de 436.566 moradoras e moradores.

No quesito racial, o bairro ocupa o sexto lugar entre os territórios com maior população negra de São Paulo. A pesquisa São Paulo Diverso aponta que 52,10% dos habitantes se declaram negros.

Este mesmo território não tem nenhum equipamento público de cultura. Segundo o Observatório Cidadão da Rede Nossa São Paulo, não há centro cultural, casa de show ou teatro, sala de cinema, acervo de livro adulto ou infanto-juvenil.

O coletivo Mascate nasceu em 2005 com o objetivo de combater essa ausência. Composto por cineastas, artistas e profissionais que moram e atuam nos arredores, a intenção fundamental da iniciativa é estimular e promover a democratização do audiovisual e da cultura, considerando a produção e o acesso.

Serviço:

Sarau Cinematográfico Mascate Cineclube

Entrada Gratuita (Livre)
Dia 13/04 (Sábado)
Horário: 18hs às 21hs

Programação:

Ninguém Precisa Ser Herói (Música)
Batalha da Feira Livre (Rima/ Hip Hop)
Filme “Peripatético” (Cinema)
Filme “Nós,Carolinas” (Cinema)
Filme “Caxangá” (Cinema)
DJ e VJ Fabio Jota (Intervenções Sonoras e Audiovisuais)

Local: Praça Lígia Maria Salgado Nóbrega (antiga Feira Livre)
Endereço: Rua Antônio Pinho Azevedo (esquina com a Avenida Rodrigues Montemor na altura da Avenida Cupecê, 3379)
Ponto de Referência: parada Rodrigues Montemor, na altura da Avenida Cupecê, 3379
Para acessar a programação, clique aqui.

 O povo preto quer narrar suas histórias

Vivemos em um mundo de disputa. Nossa sociedade tem profundas marcas das desigualdades que foram desenhadas ao longo da história. Na atualidade parece que há espaço para debate, a tão falada representatividade está sobre a mesa.
Mas o povo preto quer mais. Queremos narrar nossas próprias histórias. Queremos ter direito de fala não somente quando essa é concedida. Somos múltiplos, somos muitos e plurais. A ótica de ser preto no Brasil se revela como um espectro, tamanha a diversidade dos povos ancestrais que nos originaram, e a variedade de experiências que podemos ter e ser. Pertencer. O que nos conecta é pele.

Apoie o Alma Preta e nos ajude a continuar contando todas essas histórias.

Vamos fazer jornalismo na raça!

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Contato

E-mail
jornalismoalmapreta(@)gmail.com