O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

O público do portal é segmentado e propício para o anúncio de empresas que desejam dialogar com o público negro e jovem. 68,3% dos nossos leitores se auto-declaram pretos ou pardos e 75,8% têm entre 18 e 34 anos de idade.

Outro dado interessante, confirmado pelos números de acesso do site, se referem ao aumento significativo de acessos no mês de Novembro, quando se recorda a Consciência Negra no país. Nesse período do ano, os dados de acesso do Alma Preta triplicam.

 

Baixe nosso Mídia Kit

midiakit


CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

masczumbiM

femzumbM

Listagem de Serviços

A agência de jornalismo Alma Preta oferece serviços especializados de assessoria de imprensa, design e programação.  Especializada na temática racial, a agência apresenta ofícios de alta qualidade com princípios éticos de acordo com os direitos humanos.

Ao contratar nossa equipe, você também fortalece a imprensa negra no Brasil, agente fundamental para a democratização da mídia.

Assessoria de Imprensa

Nossos serviços de assessoria de imprensa englobam a cobertura de eventos,produção de conteúdo, produção audiovisual e o gerenciamento de redes sociais.

Cobertura de eventos

O Alma Preta oferece cobertura completa com fotos, entrevistas, releases e textos de divulgação tanto para redes sociais quanto para sites.

Produção de Conteúdo (release, reportagens)

A produção de textos e informações é a base do jornalismo. A agência Alma Preta de jornalismo traz dois tipos de produção nessa categoria: Releases, para eventos, lançamentos e produções; e o as Reportagens, especialidade do nosso site, que podem ser sugeridas para incrementar a qualidade de seus produtos jornalísticos com a expertise de nossos repórteres.

Produção Audiovisual

Para muitos especialistas, a mídia está saindo da era clássica dos textos e entrando na era do audiovisual. Esse é um dos produtos especializados da agência Alma Preta. A produção de vídeo-documentários breves, assim como de cobertura de eventos pode ser conferida em nosso canal do Youtube e encomendada como um de nossos serviços.

Gerenciamento de Redes Sociais

A explosão das redes sociais no mundo é um fenômeno recente, porém consolidado. Para existir, seu negócio, evento ou produção precisa de estar nas redes sociais. O Alma Preta oferece serviços de gestão para suas redes sociais com conteúdo específico para as páginas além de conteúdo externo de acordo com o contrato, desde textos a serviços audiovisuais.

Design

Nossos ofícios de design abrangem a produção de portfolio, diagramação e produção de logos para empresas, coletivos e artistas. A estética é hoje a base da comunicação. Tenha isso em mente e contrate um serviço especializado e de qualidade como o da agência Alma Preta.

Portfolio

Um bom portfolio é a porta de entrada para boas oportunidades. Nossos serviços garantem um bom portfolio, que colocará o seu nome em destaque e valorizará suas competências para que você seja o primeiro a ser visto e também não seja esquecido.


Diagramação

Serviços de diagramação são essenciais em uma sociedade com público cada vez mais ligado à estética dos produtos. Podemos oferecer layouts modernos e atualizados com o gosto desse público, que está em constante transformação. Livros, e-books, releases documentos; qualquer produto impresso ou digital precisa de serviços de diagramação diferenciados.

Produção de Logo

O logo pode ser a informação mais importante para seu negócio, carregando toda a identidade de seu produto. Com a estética em alta, e um mar de imagens que invadem as mentes dos usuários diariamente, a produção de seu logo precisa ter qualidade para garantir que será lembrado. A produção estética do Alma Preta é um diferencial. Consulte-nos para produzir seu logo e desfrute de nossa excelência.

Programação

As duas primeiras décadas do século XXI fizeram disparar o uso da internet no mundo inteiro, e transformaram os sites nas principais plataformas de comunicação de empresas, instituições e governos. Os serviços do Alma Preta se estendem à produção e programação de sites. Conosco, você poderá criar seu site do zero e ter suas sugestões atendidas, além de garantir uma consultoria especializada.


Para saber mais, entre em contato com o Alma Preta pelo e-mail jornalismoalmapreta@gmail.com.
Conheça nossos clientes

jeje

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Além de produzir conteúdo, nossa agência oferece serviços especializados de assessoria de imprensa, design e programação.  Também contamos com um sistema de contribuições para nossos assinantes e uma loja virtual como formas de garantir um jornalismo independente e de qualidade

O Brasil é um país racista. Suas estruturas sociais estão postas para a manutenção das desigualdades raciais. Da mesma forma, no imaginário da população a pele escura é estigmatizada, fato explícito nas relações inter-pessoais. A tentativa histórica de negação às tensões entre pretos, pardos, índios e brancos é evidente, sobretudo, nos meios de comunicação: falta de representatividade, protagonismo e abordagem das pautas negras na mídia tradicional brasileira. Os veículos conservadores negam o racismo e as temáticas inerentes aos negros no Brasil.


O último Censo do IBGE em 2010 aponta que a população brasileira é composta por 52,7% de afrodescendentes. Entretanto, a presença de negros e pardos na produção jornalística soma apenas 22% do total de profissionais.

É notável a baixa diversidade étnica e cultural na constituição midiática brasileira. Esse processo fortalece a estereotipação das negras e negros brasileiros nos veículos de comunicação. Assim, a identidade negra não pode construir-se plenamente no espaço social. Pelo contrário, enfrenta dificuldades de aceitação e passa pela rejeição na esfera pública.

A disputa de poder simbólico na superestrutura é mediada cada vez mais pelos meios de comunicação. Diante das igualdades raciais, sobretudo a partir da presença negra na mídia, é vital discutir para desmistificar a democracia racial e expor os conflitos étnico-raciais no Brasil.

Visto que o jornalismo tem papel fundamental na manutenção da sociedade democrática e na construção da diversidade cultural, torna-se necessário uma imprensa capaz de agregar diferentes olhares e pontos de vista sobre a realidade.

Historicamente, estima-se que a diáspora africana trouxe para o Brasil mais de quatro milhões de pessoas para o trabalho escravo. Foram mais de 350 anos de escravatura até 1888, ano da abolição. Não houve iniciativas para a inclusão do negro liberto na sociedade brasileira. No mesmo período, o Estado configurou-se de forma racista, ao buscar a eliminação do negro e a estigmatização da sua cultura através de processos de branqueamento vivos até hoje. Como consequência, minou-se a negritude e a autoafirmação da população afrobrasileira.

Em outros níveis, a presença negra em postos de poder é numericamente inferior, não apenas nos meios de comunicação. A população afrodescendente tem acesso negado aos cargos de poder. Dos 39 ministérios do país, há apenas uma figura negra: a ministra Nilma Lino Gomes. Entre os 27 governadores, nenhum é negro.

Soma-se a esse contexto a desvantagem econômica da população negra. De acordo com o IBGE, o salário dos negros e das negras no país corresponde a 57,4% do rendimento dos brancos.

Em outros níveis, a violência atinge a vida dos afrobrasileiros. O Mapa da Violência aponta que em 2012, para cada jovem branco assassinado, foram mortos 2,5 jovens negros.

Após o fim da escravidão no Brasil, a luta dos movimentos negros brasileiros encontraram dificuldades em se estabelecer. Apenas nos breves períodos democráticos do país após 1888, conseguiu-se mobilização para ampliar o debate racial. Para denunciar e avançar na desconstrução do racismo institucional brasileiro, iremos dispor de algumas ferramentas textuais e jornalísticas: entrevistas, reportagens, crônicas, poesias, produções audiovisuais, fotos, charges, quadrinhos, resenhas e artigos opinativos. O Alma Preta não está sozinho. Construiremos uma rede de colaboradores em contato com outros veículos de imprensa negra e de mídia independente do século XXI.

Diante da realidade pós-industrial do jornalismo, buscamos um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos. Em nosso site, iremos expor a temática racial por meio de quatro viéses: Realidade, Da Ponte Pra Cá, Mama África e O Quilombo.

Em Realidade, iremos trazer a discussão do racismo na política, economia, cultura e esporte. Na seção Da Ponte Pra Cá, abordaremos a visão da periferia em pontos centrais, como encarceramento em massa e genocídio da população negra. Mama África conterá notícias do continente africano de forma que exponha a complexidade de temas e sua rica diversidade. Por fim, O Quilombo será o espaço da rede de opiniões de nossos colaboradores.

A existência de um veículo de imprensa negra e livre expõe a contradição da narrativa do cotidiano, impregnada de um discurso que exclui ou deturpa a identidade do negro. O Brasil é um país formado desde sua gênese por negros (pretos e pardos). Sua imprensa, no entanto, é marjoritariamente branca e de constituição racista. A imprensa brasileira de amplo alcance sempre foi controlada pela elite, e representa seu discurso, bandeiras e projeto de Brasil. Uma visão distorcida pelo racismo, pelo machismo e pelo classismo.

Expôr esta contradição é papel ético da imprensa. Desmontar essa narrativa é missão do Alma Preta. Reconstruir a identidade negra é um valor compartilhado pela negritude brasileira. Apontar um projeto inclusivo e abrangente de nação sempre foi compromisso da mídia negra.

A irradiante aurora da imprensa negra é efeito colateral do sistema brasileiro. Temos as mãos que construíram a nação, temos as bocas que não se calaram diante do silenciamento. As mesmas mãos agora reescrevem nossa história. As mesmas bocas agora gritam a liberdade! Não somos objeto, não precisamos que falem de nós. Somos o sujeito de nossa própria história.

Termos de Uso

1. Esclarecimentos Gerais

1.1. O ALMA PRETA é um site de jornalismo online, hospedado sob o domínio www.almapreta.com (“Portal”). Todo o conteúdo veiculado no Portal é de propriedade exclusiva do ALMA PRETA, cuja atividade, para os devidos fins de direito, opera via Micro Empreendedor Individual, inscrito no CNPJ/MF sob nº 24.313.501/0001-96, com sede à Rua Tonelero, nº 201, 10º andar, Vila Ipojuca,  São Paulo SP, CEP 05560-000.

1.2. O ALMA PRETA tem a finalidade precípua, através de seu Portal, de franquear o acesso à notícias e reportagens, cujo conteúdo publicado poderá ser atualizado ou corrigido durante o transcorrer do tempo, razão pela qual deverão ser sempre consideradas como não definitivas, sempre que forem utilizadas como fontes de consulta e/ou pesquisa.

1.3. Os Termos e Condições de Uso (“Termos”) aqui elencados tutelam as disposições gerais no que concerne a aplicação e uso de quaisquer dos serviços prestados pelo ALMA PRETA, assim como do conteúdo veiculado em seu Portal. É fundamental que o usuário(a) (“Aderente”) tome conhecimento da presente regulamentação quando do acesso ao Portal.

1.4. Para utilizar quaisquer dos recursos disponibilizados pelo ALMA PRETA em seu Portal, o Aderente manifestará sua vontade e anuência, aceitando integralmente os Termos aqui propostos, via da transmissão eletrônica de dados. Os Termos aqui dispostos regem a relação ALMA PRETA e Aderente, formando um Contrato de Adesão.

1.5. O ALMA PRETA poderá, a qualquer momento e a seu exclusivo critério, alterar seus Termos sem necessidade de prévia comunicação ao Aderente, ressalvando que as alterações significativas, entendidas como aquelas que causem direto impacto financeiro ou procedimental, serão expressamente divulgadas no Portal.

2. Cadastro do Aderente

2.1. Optando pela assinatura do Portal ALMA PRETA, o Aderente, mediante seu cadastramento, seguido da criação de login e senha próprios, gozará das prerrogativas aplicáveis, observada a modalidade de plano (Bronze, Prata ou Ouro) escolhida.

2.2. Os dados de cadastro das contas pessoais serão utilizados pelo ALMA PRETA para a finalidade de acesso ao Portal, bem como aquelas estipuladas no Capítulo 7, sendo de responsabilidade do Aderente a indicação e preenchimento quanto à sua qualificação civil.

2.3. A assinatura é destinada somente ao uso pessoal, sendo certo que ao Aderente está vedado o uso comercial da mesma, de qualquer modo, em qualquer plataforma.

2.4. O Aderente reconhece que o endereço eletrônico almapretaassinantes@gmail.com constitui forma válida, eficaz e suficiente de comunicação com o ALMA PRETA. Alternativamente e, a seu exclusivo critério, poderá o Portal ALMA PRETA contatar o Aderente através de telefonema ou carta, valendo-se do telefone e endereço cadastrados.

3. Contraprestação Pecuniária do Aderente

3.1. A assinatura do Portal ALMA PRETA implica na assunção de compromisso financeiro por parte do Aderente, assumindo este a obrigação de efetuar o pagamento dos montantes à ele imputados, através dos meios de pagamento disponibilizados pelo ALMA PRETA.

3.2. Cumpre ressaltar que a quantificação do valor devido observará a modalidade de plano assinado, bem como a periodicidade de adesão e cobrança do mesmo.

3.3. A utilização do Portal está condicionada ao regular adimplemento do compromisso financeiro assumido pelo Aderente, sendo certo que permanecerá desta forma até o seu cancelamento, cujas hipóteses estão elencadas no Capítulo 5.

3.4. Confirmado o cancelamento, a utilização do Portal ALMA PRETA, pelo Aderente, estará condicionada ao termo final da periodicidade contratada.

4. Declarações e Obrigações do Aderente

4.1. O Aderente declara e garante, para todos os fins de direito:

4.1.1. Estar investido da capacidade jurídica para celebrar os Termos.

4.1.2. Possuir patrimônio suficiente para arcar, dentre outras, especialmente com as obrigações financeiras assumidas nas Cláusulas 3.1, 3.2, 3.3 e 3.4.

4.1.3. Utilizar antivírus ou programas relacionados em seus dispositivos eletrônicos, apresentando licenças originais, suficientemente aptos para bloquear qualquer ameaça ao Portal ALMA PRETA.

4.2. Em que pese o dever do Aderente de notificar o ALMA PRETA imediatamente caso suspeite que uma pessoa não autorizada acessou sua conta, assume todos os ônus decorrentes de seus atos e conduta quando da utilização do Portal, respondendo ainda pelos atos que terceiros praticarem em seu nome, por meio do uso de seu login e senha.

4.3. O Aderente não poderá realizar acessos simultâneos com o mesmo login e senha.

4.4. O Aderente não pode fazer uso comercial do conteúdo veiculado no Portal.

4.5. O Aderente deverá abster-se de utilizar qualquer espaço concedido pelo Portal ALMA PRETA para a postagem de mensagens que guardem semelhança com spam.

4.6. É proibida a reprodução de qualquer conteúdo, informação, texto, imagem, vídeo ou logomarca publicados no Portal, salvo com prévia e expressa autorização do ALMA PRETA, mediante procedimento de pedido formal, por e-mail. O Aderente assume total responsabilidade pelo uso indevido das informações.

4.7. Ao acessar o Portal, o Aderente consente que todo o conteúdo veiculado, em qualquer que seja o seu formato, goza de proteção legislativa concernente à propriedade intelectual, sendo expressamente proibida a utilização indevida de quaisquer conteúdos veiculados no Portal sem a expressa autorização do ALMA PRETA.

4.8. O Aderente deverá respeitar integralmente as permissões que receber para a utilização de qualquer conteúdo do Portal ALMA PRETA, não podendo suprimir ou alterar qualquer notificação de direito autoral ou copyright, nem induzir terceiros a erro através de falso licenciamento de obras protegidas, ou qualquer outra forma de violação de direitos.

4.9. O Aderente reconhece, desde já, que o ALMA PRETA não tem qualquer conhecimento ou ingerência sobre conteúdo que for postado pelo Aderente e por qualquer outra pessoa em eventuais fóruns de discussão, redes sociais, ou espaços do tipo, não se responsabilizando, em nenhuma hipótese, por suas consequências.

4.10. O Aderente se compromete a indenizar o ALMA PRETA por quaisquer custos e danos decorrentes de ações ou omissões que violem as disposições contidas na lei, e, em especial, quando do descumprimento das obrigações assumidas neste Capítulo 4.

5. Cancelamento da Assinatura do Aderente

5.1. O Aderente, quando da formalização de sua assinatura, nos moldes do Capítulo 2, terá, em uma única oportunidade, até 7 (sete) dias para cancelamento e ser reembolso. Eventual nova assinatura pelo mesmo usuário, implicará na inobservância do supramencionado.

5.2. A inobservância de quaisquer as obrigações listadas no Capítulo 4 acima ensejam a possibilidade de cancelamento da assinatura do Aderente.

5.3. O mau uso a assinatura, entendido como qualquer ato atentatório à moral e aos bons costumes, igualmente ensejará a possibilidade de cancelamento da assinatura do Aderente.

6. Disponibilização e Compartilhamento do Conteúdo por Outros Veículos de Mídia

6.1. Outros veículos de mídia, profissionais ou amadores, virtuais ou não, somente poderão utilizar pequenos trechos de conteúdo veiculado no Portal ALMA PRETA, preferencialmente chamadas de notícias ou resumos que remetam ao conteúdo completo da publicação original por meio de hyperlink. Para disponibilização integral do conteúdo veiculado, se faz necessária autorização expressa dos gestores do Portal ALMA PRETA.

7. Uso de Dados

7.1. Todos os dados pessoais coletados, sejam esses dos Aderentes ou de terceiros que participem de pesquisas ou enquetes promovidas pelo Portal, serão incorporados ao banco de dados do ALMA PRETA.

7.2. O ALMA PRETA utiliza as informações coletadas para os seguintes propósitos gerais: (a) aperfeiçoar a experiência interativa durante a navegação do Aderente; (b) elaborar estatísticas;(c) responder as dúvidas e solicitações de suas usuárias e usuários; (d) realizar campanhas de comunicação e marketing de relacionamento; (e) comunicar-se com os Aderentes e terceiros, a fim de lhes dar informações sobre o ALMA PRETA, produtos, serviços e promoções; e (f) repassar a parceiros para fins diversos.

8. Disposições Gerais

8.1. A tolerância quanto ao descumprimento, pelo Aderente, de qualquer obrigação prevista nos Termos aqui estabelecidos, não implicará em renúncia ao direito de exigir o cumprimento da obrigação, e tampouco alteração quanto ao regramento aqui disposto.

8.2. O Portal ALMA PRETA poderá excluir discricionariamente toda e qualquer mensagem que contrariar a moral e os bons costumes, sem notificação prévia do Aderente.

8.3. Em decorrência de questões operacionais, de terceirização de serviços, o site e os serviços a ele atrelados estão sujeitos a eventuais problemas de interrupção, falha técnica, ou indisponibilidade de funcionamento temporário, sendo certo que quando for possível, o Portal ALMA PRETA advertirá previamente aos Aderentes.

8.4. O Portal e as comunicações enviadas por e-mail por ALMA PRETA podem incluir links contendo sites de terceiros, não implicando, que o ALMA PRETA endossa, verifica, garante ou possui qualquer ligação com os titulares destes sites e informações, não se responsabilizando pelo seu conteúdo além da correlação a que se pretendia.

8.5. Quaisquer anúncios e/ou publicidades veiculados no Portal são de inteira responsabilidade dos respectivos anunciantes, sendo que, quaisquer questões relacionadas aos serviços prestados deverão ser tratadas diretamente com o responsável por eles.

8.6. O ALMA PRETA poderá ceder o Termo ou os direitos derivados deste a qualquer uma das sociedades ou grupos de que possa vir a fazer parte no futuro.

* * * * *

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos