Texto e edição de imagem: Pedro Borges

Encontro faz uma crítica ao aniversário da cidade de São Paulo

No dia 28 de Janeiro, a partir das 18h, o Sarau Empodera se apresenta ao público com participação especial do Musical Pelamô, coordenado pelo poeta Akins Kintê. O evento, organizado pelo Observatório da Juventude - Zona Norte e o Sarau do Kintal, ocorre no Centro Cultural da Juventude, na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641.

O Sarau Empodera no Calçadão, com periodicidade mensal programada, surgiu a partir do Empodera Juventudes, projeto realizado em diversas escolas públicas da zona norte desde 2015, discutindo temas como: racismo, violência policial e machismo.

No primeiro encontro do ano, a organização propõe uma homenagem aos 463 anos de apartheid na “cidade que mais se quis Europa”, como diz Akins Kintê. Além do sarau com microfone aberto, teremos apresentação do recém-lançado musical “Pelamô” do poeta Akins Kintê, pela primeira vez no CCJ.

Igor Gomes, integrante do Observatório da Juventude e organizador da atividade, explica a homenagem proposta à cidade de São Paulo. “Decidimos "homenagear" a cidade nessa edição do Sarau, pois pensamos que é sempre preciso lembrar que São Paulo se constrói a partir da segregação dos pobres, pretos, nordestinos, indígenas e seus descendentes. Não só da segregação, mas também do apagamento e do extermínio”.

Para ele, Akins Kintê, cria da zona norte, é um excelente nome para o encontro, porque aborda temas ligados a gênero, raça, periferia, entre outras razões. “Incentivar trampos como o dele, é lutar contra o apartheid que estamos denunciando. A poesia preta e de quebrada está tomando de assalto e é importante termos referências como o Akins Kintê”.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos