Companhias de países lusófonos - Angola, Brasil, Cabo Verde, Portugal, São Tomé e Príncipe e Moçambique – se reúnem em mais uma temporada de apresentações, debates, oficinas e seminários. Esta edição traz um convidado muito especial, Macau/China, que faz parte dessa histórica lusofonia.

Texto e imagem / Divulgação

Entre os dias 18 e 27 de agosto de 2017, acontece no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, a décima primeira edição do Circuito de Teatro em Português, um festival internacional de países lusófonos, com entrada franca. A cerimônia de abertura ocorre no dia 18, sexta-feira, à 19h30, com apresentação da Cia. de Dança Típica da Guiné Equatorial. O evento tem patrocínio da CAIXA e Governo Federal.

O Circuito tem participação de companhias teatrais de países de língua portuguesa, em uma programação que prevê também a realização de oficinas, debates e seminários. São nove companhias envolvidas, onze espetáculos, oito oficinas e dois seminários. A novidade da edição fica por conta do Circuitinho, trazendo espetáculos para crianças.

Na programação, destaque para a homenagem ao “pai” do teatro de língua portuguesa, Gil Vicente, e aos 500 anos de sua obra com Auto da Barca do Inferno, pelo Grupo Dragão7 de Teatro que, há 20 anos encena esse texto. Destaque também para Flecha Borboleta, um épico inspirado na ópera Madame Buterfly, de Puccini, encenado pela Associação dos Artistas Cênicos do Amazonas - Arte & Fato, que narra as trágicas consequências do amor entre uma índia e um expedicionário americano em diálogo com o Massacre de Haximu, que aconteceu em Roraima, em 1993, na aldeia dos Índios Yanomami.

As demais atrações são: Nos Tempos de Gungunhana (de Klemente Tsamba - Moçambique), Por Revelar (de Isabel Mões - Portugal), As Palavras de Jó (Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo - Cabo Verde), Nós Não Morremos (Cia. Black Smile - São Tomé e Príncipe), Oração (Cia. Los Puercos - Brasil), Os Bolsos Cheios de Pão (La Inquieta Compãnia – Brasil), Pedro e o Capitão (Coprodução 3M e Fundação Sindika Dokolo – Angola) e os infantis Pés na Estrada (Dragão7 – Brasil) e En Cantos – Espetáculo para Bebês (Cia. da Casa de Portugal – Macau - China).

Após realização na capital, o Festival segue para sete cidades paulistas e Teresina, no Piauí, sempre com espetáculos e atividades gratuitas. A programação completa do Circuito, incluindo todas as cidades contempladas e inscrições para oficinas e seminários, está disponível no site do evento.

Serviço

XI Circuito de Teatro em Português
Local: Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo/SP. Tel: (11) 5061-1132
Abertura: 18 de agosto de 2017, às 19h30
Espetáculos: 19 a 27 de agosto de 2017
Inscrições p/ oficinas e seminários clique aqui.
Classificação indicativa: Consultar a sinopse dos espetáculos
Entrada franca – Ingressos disponíveis 1h antes de cada sessão.
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Produção: Dragão7 Produções Artísticas

Informações e programação:
www.circuitodeteatroportugues.com.br e www.teatrosergiocardoso.org.br 

O Circuito também segue para cidades do interior de São Paulo e ABC Paulista (Cubatão, Diadema, Ubatuba, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos e Ilhabela).

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos