Angola Janga, nova HQ de Marcelo D´Salete, narra o surgimento e queda do quilombo de Palmares

Texto / Divulgação
Imagem / Divulgação

Formada no fim do século XVI, em Pernambuco, a partir dos mocambos criados por fugitivos da escravidão, Angola Janga cresceu, organizou-se e resistiu aos ataques dos militares holandeses e das forças coloniais portuguesas. Tornou-se o grande alvo do ódio dos colonizadores e um símbolo de liberdade para os escravizados. Seu maior líder, Zumbi, virou lenda e inspirou a criação do Dia da Consciência Negra.

Durante onze anos, Marcelo D’Salete, autor de Encruzilhada e do sucesso internacional Cumbe, pesquisou e preparou-se para contar a história dessa rebelião que tornou-se nação, referência maior da luta contra a opressão e o racismo no Brasil. O resultado é Angola Janga – Uma história de Palmares, um épico com batalhas sangrentas, mas que demonstra a delicada flexibilidade da resistência às derrotas.

Um grandioso romance histórico em quadrinhos que fala de Zumbi e de vários outros personagens complexos, como Ganga Zumba, Domingos Jorge Velho, Ganga Zona e diversos homens e mulheres que compõe o retrato de um momento definidor do Brasil.
Cumbe, trabalho anterior de D’Salete, acaba de ser publicado nos Estados Unidos pela Fantagraphics, mais importante editora de quadrinhos autorais no país. O livro foi lançado também em Portugal, Áustria, Alemanha, França, Itália. Concorre ao prêmio Rudolph Dirks, o mais importante no mercado de quadrinhos alemães.

Sobre o autor: Marcelo d’Salete é formado em artes plásticas e mestre em história da arte pela USP. Além de uma premiada carreira como ilustrador, que inclui uma parceria com Martinho da Vila no livro A Rainha da Bateria, é autor dos livros Noite Luz (Via Lettera), Encruzilhada e Cumbe (Veneta). Suas histórias em quadrinhos têm sido publicadas em diversas revistas brasileiras e estrangeiras. E seus originais já foram expostos na Europa e na África.

Titulo: Angola Janga - Uma história de Palmares
Autor: Marcelo D'Salete
ISBN: 978-85-9571-013-9
Preço de capa: R$ 89,90
432 páginas
Capa Dura

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos