Atividade faz parte da comemoração de 20 anos do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC). A organização discute o sistema prisional a partir dos direitos humanos e da perspectiva de gênero.

Texto / Divulgação
Imagem / Wilson Dias/Agência Brasil

O segundo cine-debate do ITTC, “Migração, Gênero e Cárcere - Deslocamentos da Cidadania”, será realizado no sábado, dia 28 de outubro, às 14h no Museu da Imigração. A partir da exibição do curta “15 anos do Projeto Estrangeiras - Cartas da Prisão à Liberdade”, a
temática das mulheres migrantes em conflito com a lei será debatida pela presidenta do ITTC, Michael Mary Nolan, pela equipe e por mulheres egressas do sistema prisional.

Este evento faz parte de um ciclo de cine-debates em celebração do aniversário de 20 anos da Instituição, realizados entre outubro e novembro com o intuito de discutir seus principais temas de atuação e traçar caminhos para continuar presente na luta para as próximas décadas.

O Projeto Estrangeiras atua há mais de 15 anos atendendo diretamente as mulheres migrantes em conflito com a lei em São Paulo, garantindo os direitos dessa população, reconhecendo suas diversidades culturais e sua autonomia, incentivando seu papel protagonista, ouvindo-as e ampliando suas vozes por meio de atendimento direto, educação em direitos e diálogo público.

Em razão dos anos de atendimento às mulheres e das novas demandas que surgiram ao longo da atuação do ITTC, tem início em 2017 o Projeto Egressas, que volta sua atenção às mulheres migrantes que cumprem pena em meio aberto e semiaberto.

Para além do Ciclo de Cine-Debates, o Instituto lançou no mês de outubro uma linha do tempo interativa com os principais momentos históricos da Instituição. A linha do tempo já está disponível e pode ser acessada no site do ITTC .

Serviço:

ITTC 20 anos: Migração, Gênero e Cárcere - Deslocamentos da Cidadania
Dia: 28/10
Horário: 14h
Local: Museu da Imigração - R. Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca, São Paulo

Próximos eventos:

ITTC 20 anos: Mostra de cinema - 20 anos de luta por Direitos Humanos

Dia: 01/11
Horário 14h30 Local: CinUsp - Colméias - Favo 04, R. do Anfiteatro, 181 - Butantã, São Paulo

Em horário especial, o ITTC promove, com o apoio do Cinusp da Universidade de São Paulo, uma sessão com vários curtas-metragens sobre as diversas temáticas pautadas pelo Instituto, dentre elas: encarceramento em massa, política de drogas e revista vexatória.

ITTC 20 anos: Revista Vexatória - A violência contra familiares de pessoas presas

Dia: 09/11

Horário 18h Local: FESPSP - Rua General Jardim, 522 - Vila Buarque, São Paulo
O último evento do ciclo de cine-debates propõe uma retomada no tema da revista vexatória em familiares das pessoas presas. A temática aparece na história dos 20 anos do ITTC como uma pauta de extrema importância para o Instituto. Na ocasião, será exibido um vídeo sobre as revistas íntimas realizadas nos presídios seguido de um debate sobre o tema.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos