Primeira edição ocorreu em Salvador, em 21 e 22 de Janeiro. Organizado pelas artistas Luedji Luna e Tatiana Nascimento, a segunda edição tem como sede o Latinidades, que ocorre em Brasília entre os dias 28 e 30 de Julho.

Texto / Divulgação
Arte / Amanda Daphne

Salvador recebeu, em 21 e 22 de janeiro, a 1ª Palavra Preta - Mostra Nacional de Negras Autoras. A mostra, com produção da cantora e compositora soteropolitana Luedji Luna e da poeta/cantautora brasiliense Tatiana Nascimento, reunindo mais de 20 nomes de autoras negras entre compositoras, poetas, e artistas visuais. Na segunda edição, que acontecerá de 28 à 30 de julho de 2017 em Brasília como parte da programação do Latinidades - Festival da Mulher Afro Latina Americana e Caribenha, participarão 30 autoras, e haverá lançamento de livros, exposições visuais, exibições audiovisuais, poesia falada, e também música, tudo autoral.

Faixa para textos BAP

A Mostra Palavra Preta se consolida como mais um espaço negro de confluência, compartilhamento e visibilização do protagonismo de artistas afrobrasileiras com ênfase na produção cultural poética, musical, performática, plástica nas diversas expressões com que cada uma tem alimentado o cenário artístico contemporâneo.

Lançando uma mirada crítica ao silenciamento e invisibilização coloniais históricos que tentam confinar mulheres negras a papeis subalternos, exotizados, e/ou estereotipados, com Palavra Preta materializamos uma recusa frutífera e criativa aos lugares rasos que o racismo, o cissexismo, a lesbofobia, o classismo nos destinam: ao mercado artístico que nos carnavaliza, à na mídia corporativa que exibe nosso sangue como troféu, respondemos com nossa própria voz, nossa própria canção, nossa própria poesia.

Manifesto

A 1ª palavra preta - mostra nacional de negras autoras confluiu em salvador o sonho de muitas que trouxeram, de longe e de antes, nossos passos até aqui: sendo donas da nossa voz, da nossa palavra, do nosso canto e de nossa poesia, alimentamos a nós mesmas, e nutrimos também umas às outras em dois dias de música, poesia, artes visuais, e gastronomia feita por, com, para mulheres negras!

A mostra, que vai para sua segunda edição no Latinidades - Festival da Mulher Afro Latina Americana e Caribenha em julho de 2017, Brasília, avança na caminhada que reúne a força de nossa herança à criatividade inovadora da arte negra contemporânea que cada uma de nós atualiza na própria obra. É um espaço fértil e receptivo pro compartilhamento de nossa arte negra afrodiaspórica, vibrante, diversa.

Somos muitas, nos expressamos de diversas maneiras! Reinventamos as fontes ancestrais, e renovamos os rumos da produção estética, poética, musical, performática desde a intimidade de nosso cotidiano até a expressão pública de nossa arte-existência-resistência. Partimos da crítica contundente ao cultivo da semente maravilhosa, construindo as pontes simbólicas que pavimentam nossa vida na trilha do amanhã.

Recusamos os lugares típicos em que o racismo, o cissexismo, a lesbofobia, o classismo tentam nos fixar, recusamos a invisibilização e o silenciamento, recusamos que nossas vidas sejam contadas por sinhozinho branco patrono literário e que as mortes dxs nossxs sejam narradas como sangue de plástico na mídia:

nós escrevemos nossas palavras!
nós cantamos nossas canções!
nós falamos nossos poemas!
nós somos donas da nossa voz!

Vem com a gente! juntas somos mais fortes, mais lindas, mais plenas ♥

Programação

sexta 28/07 - apresentadora: kika sena

17h05 suzernagle bento
17h20 talita barreto
17h45 béa
18h10 andressa ferreira
18h35 luana bayô
19h00 filhas de oyá

sábado 29/07 - apresentadora: luz ribeiro

12h00 jamile santana
12h20 ingrid martins
12h40 kimani
13h00 meimei bastos
13h20 amanda rosa
13h40 jovina souza
14h00 mamba negra
14h20 calila da mercês
14h40 victória sales
15h00 maré de matos

domingo 30/07 - apresentadora: nanda fer pimenta

14h05 cristiane sobral
14h25 debrete
14h50 izza sá
15h15 nath rodrigues
15h40 juliana floriano
16h05 yasmin oli
16h30 nãnan matos
16h50 erika ribeiro

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos

Cron Job Iniciado