Evento ocorre no ano em que Zózimo Bulbul completa 80 anos. A mostra foca em jovens cineastas e nas mulheres negras.

Texto / Pedro Borges
Imagem

A 10° edição do “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe” acontece entre os dias 30 de Agosto e 9 de Setembro, no Rio de Janeiro. Organizado pelo Centro Afrocarioca de Cinema, a mostra conta com 88 filmes inscritos, sendo 66 deles nacionais e outros 22 internacionais.

A mostra ocorre em três diferentes locais no Rio de Janeiro. Entre os dias 31 de Agosto e 6 de Setembro, parte dos filmes são exibidos no Cine Odeon, Praça Floriano. Durante toda a programação, entre 31 de Agosto e 9 de Setembro, as obras podem ser assistidas no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF). A partir de 5 de Setembro, o Museu do Rio de Janeiro (MAR) apresenta algumas das obras ao público.

Organizado por Zózimo Bulbul, autor da obra “Alma no Alho”, filme inspirado no livro de Eldrigde Cleaver “Alma no Exílio”, o evento tem a curadoria de Joel Zito Araújo e da pesquisadora Janaina Oliveira.

O encontro deste ano tem a presença confirmada de cineastas da África do Sul, Nigéria, Guadalupe, Senegal, Burkina Faso, Etiópia, Camarões, Gana e Ruanda. O objetivo é aumentar e fortalecer o intercâmbio cultural entre os produtores de cinema do Brasil e do continente africano. Para essa edição, o foco está na produção audiovisual de mulheres negras e jovens cineastas.

Serviço:

Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe/10 anos
Data: 30 de agosto a 9 de setembro de 2017 (terça-feira a domingo)
Horário: consultar programação
Local: CCJF - Centro Cultural Justiça Federal, Cinema Odeon; Museu de Arte do Rio - MAR, Endereço: Cinema Odeon, Praça Floriano, 7, Centro; CCJF, Av. Rio Branco, 241, Centro; MAR, Praça Mauá, 5, Centro.
Ingresso: Cinema Odeon R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia); Centro Cultural Justiça Federal e MAR, entrada gratuita com distribuição de senhas 1 hora antes do evento.
Informações: www.afrocariocadecinema.org.br
Classificação: Livre (sessão 13h) e 16 anos (Demais sessões)

Patrocínio: Rio Filmes, Prefeitura do Rio/Secretaria Municipal de Cultura, Ministério da Cultura/Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural/Secretaria do Audiovisual/Fundação Palmares.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos