Atividade acontece na Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima, em São Paulo-SP, nesta sexta-feira com participação da pesquisadora Raquel Barreto, do rapper Fuca e apresentação de Beto Cruz.

Texto / Vinicius Martins
Imagem / biography.com

Kwame Ture ou simplesmente Stokley Carmichael é um ícone da luta antirracista nos Estados Unidos e no mundo. Nascido em Trinidad e Tobago, na América Central, viveu nos EUA desde os 11 anos de idade. Lá cresceu e se constituiu como ativista no movimento pelos direitos civis da população afro-americana, liderança importante ao popularizar a ideia do Black Power e como Primeiro-Ministro Honorário do Partido dos Panteras Negras.

Sua história e sua atuação política ao lado dos Panteras ilustram a 17ª edição do Encontro dos Filhos da África, idealizado pela União de Coletivos Pan-Africanistas. A atividade acontece nesta sexta-feira (15), às 18h, na Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima, em São Paulo.

O debate conta com a participação de Raquel Barreto, doutorando em história pela Universidade Federal Fluminense e pesquisadora da história dos Panteras Negras. Completa a mesa de discussão o rapper e orientador sócio-educativo, Fuca. A apresentação do rapper Beto Cruz fecha a noite de atividades.

Para Raquel Barreto, discutir os Panteras Negras e seus membros possui importância histórica mesmo para o contexto brasileiro.

“É importante destacar também a experiência dos Panteras em confrontar abertamente o racismo estrutural, a supremacia branca e as desigualdades sociais e econômicas, as quais estavam submetidos afro-americanos. E também seu esforço constante na educação política da comunidade negra”, reflete.

Serviço

17º Encontro dos Filhos da África
Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017.
Local: Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima - Rua Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, São Paulo-SP
Entrada gratuita

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos