A vivência de mulheres lésbicas e negras é tema do próximo curso do Coletivo Di Jejê. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Texto / Vinicius Martins
Imagem / Divulgação

A partir do dia 10 de julho o Coletivo Di Jejê disponibiliza online o curso “Pluralidades: mulher lésbica e negra”. A formação conta com a curadoria de conhecimento da pesquisadora da UNIFESP, Ryane Leão, e fica disponível na plataforma Moodle até o dia 30 de setembro, sábado. Para se inscrever, basta clicar aqui.

“O curso tem por objetivo apresentar as múltiplas vivências da mulher negra e lésbica, que são completamente invisibilizadas e silenciadas, trazendo informações essenciais para a construção e consolidação da nossa história de luta, para o resgate de nossa identidade e para a importância das referências novas e antigas na edificação da nossa resistência”, afirma Ryane.



Ryane Leão é mulher preta e lésbica, professora, escritora e artista de rua. Étambém estudante de Letras na UNIFESP. A pesquisadora exerce o resgate da cultura negra através da escola Black to Black, voltada ao ensino de inglês para mulheres negras a partir da cultura afro.

Ela reflete sobre a importância de se debater a homoafetividade de mulheres negras, sobretudo pelas múltiplas vivências das mulheres negras e lésbicas. Ryane afirma que a discussão deve levar em conta os diferentes marcadores sociais desse grupo.

“A homoafetividade da mulher negra precisa ser debatida, veiculada e viva. Por estarmos todas na base da pirâmide social, nossa sexualidade é ignorada e sofremos ainda mais por não estarmos dentro do padrão estabelecido. Sofremos ainda mais com o racismo, o machismo, o abuso e preconceito. Que nenhuma de nós precise morrer para que a discussão acerca de nossa representação seja ouvida e circulada. Luana Barbosa presente!”, comenta.

Serviço:

Curso: Pluralidades: mulher negra e lésbica
Local: Plataforma Moodle.
Curadoria: Profª Ryane Leão.
Oferecimento: Coletivo Di Jeje.
Investimento: R$ 60,00.
Inscrição: https://goo.gl/forms/tpNlfa3PQKiKqAcE3

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos