Pesquisa online realizada em São Paulo pela B4B - BAP for Business revela percepções políticas da população negra. Estudo ainda aponta que 30% da população negra não se sente politicamente representada.

Texto / Redação
Imagem / Antonio Cruz/EBC/Fotos Públicas

Entre 17 e 27 de novembro, 1067 eleitores negros da cidade de São Paulo responderam diversas questões sobre o seu perfil político. A pesquisa de opinião pública explorou candidatos, pautas e partidos mais alinhados e ou mais rejeitados pela população negra.

A iniciativa Afrodescendentes e Política é a primeira pesquisa de opinião pública lançada pela B4B - BAP for Business, consultoria de estudos mercadológicos da Painel BAP. O estudo revela que 30% da população negra não se identifica com nenhum candidato, pauta ou representante político da atualidade.

Cerce de 64% afirma conhecer algum político negro. Marina Silva (REDE), pré-candidata à presidência da república para 2018 desponta como a mais conhecida, sendo citada em 80,9% das vezes. A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) foi reconhecida por 78,3% dos participantes, seguida de Benedita da Silva, apontada em 64,9% das vezes.

Os entrevistados também responderam questões relacionadas ao pleito eleitoral de 2018. Nomes como Joaquim Barbosa e MV Bill - ambos sem partido - aparecem como preferência de votos, sendo citados em 24% e 22,4% das vezes respectivamente. Seguem na lista o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (22%) e Fernando Haddad (21,5%), ambos do Partido dos Trabalhadores (PT).

Entre os candidatos mais rejeitados pelos participantes estão o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) com 75,5%, o atual governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) com 71% e o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB) com 69,3%.

(Foto: Elza Fiúza/ABr)

Avaliação local

Os participantes também responderam perguntas que apontam os principais problemas da capital paulista. Educação é apontada como a área mais deficiente, seguida por Saúde e Segurança.

O prefeito João Dória também recebeu avaliação. De acordo com 58% dos entrevistados, o seu mandato é avaliado como péssimo. Outros 14% o avaliam como ruim. As avaliações regular (14%) e bom (11%) e ótimo (3%), fecham as impressões da população negra sobre o atual mandato da prefeitura.

Outras impressões sobre o eleitorado negro consultado apontam que 89% discordam que lugar de mulher é dentro de casa, 71% votaria em candidatos homossexuais e 66% são a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos

Cron Job Iniciado