O Alma Preta preparou uma lista com 12 artistas nigerianos que você precisa conhecer para dançar e conhecer o melhor da música desse país.

Texto / Iacy Correia
Imagem / Reprodução/YouTube

Com um estilo musical que mistura as línguas inglesa, Hausa, Igbo, Yorubá, Edo, Efik, Ibibio, Annang, Adamawa Fulfulde, Idoma, Central Kanuri, que mescla os estilos do afrobeat, afropop, reaggae, hip hop, r&b e muita mais, a Nigéria é uma das principais produtoras musicais do continente africano. É por isso que o Alma Preta selecionou 13 artistas que farão você dançar e conhecer um pouco da diversidade musical desse país. Confira!

Cynthia Morgan

Cynthia Morgan é compositora de pop, hip hop, dancehall e rap. Ela já ganhou os prêmios de Melhor Reggae / Dancehall e Melhor Reggae Único pelo South South Music Awards 2015 e The Headies 2015, dois dos principais prêmios musicais africanos.

Davido

Davido é um dos principais cantores nigerianos da atualidade. Em dezembro de 2014, ele recebeu um total de 74 indicações, das quais ganhou 29 prêmios, incluindo o prêmio americano BET Awards.

Korede Bello

Korede Bello é um cantor e compositor, que ficou conhecido por seu hit "Godwin" que liderou muitas paradas musicais na Nigéria. Em 2016, ele ganhou o prêmio de “Melhor Artista Pop do Ano”, da People Entretainment Awards 2016 e de “Melhor Afro-vídeo Contemporâneo”, da 9th Nigeria Musica Awards.

Nonso Amadi

Nonso Amadi é um cantor e compositor nigeriano de R&B e Afro Soul que estourou nas paradas musicais nigerianas de 2015, com o EP “Alone” e, em 2016, com “Late Nights”. Atualmente, seu single “Tonight” é um dos mais tocados e mais bem avaliados pelos críticos musicais nigerianos.

Maleek Berry

Maleek Berry é um produtor musical e músico de origem britânica, muito popular na Nigéria. Ele foi nomeado como "Produtor de Música do Ano", em 2014, pela Nigeria Entertainment Awards e já trabalhou com nomes importantes da música nigeriana, como os rappers Wizkid e Wale.

Mr Eazi

Mr Eazi é um cantor e compositor de afrobeats, que ganhou fama internacional após o lançamento do single "Skin Tight" de 2015. Ele assinou um contrato com o Starboy Entertainment do também cantor e compositor nigeriano Wizkid, em maio de 2016, e sua segunda mixtape, Accra para Lagos, foi lançada em 10 de fevereiro de 2017.

Patoranking

Patoranking é cantor e compositor de reggae dancehall nigeriano. Nascido e criado em Ijegun-Egba, ele começou a carreira musical fazendo colaborações com artistas nigerianos influentes na cena local. Desde 2016, é um dos técnicos da versão nigeriana do programa The Voice.

Tiwa Savage

Tiwatope Savage-Balogun ou Tiwa Savage é uma cantora, compositora e atriz nigeriana, que no último ano recebeu 4 indicações no Africa Music Video Awards: “Vídeo Africano do Ano”, “Melhor Cantora do Ano”, “Melhor Vídeo do Oeste Africano” e “Melhor Performance Africana”, prêmio realizado pela nigeriana WatsUp TV.

Teknomiles

Teknomiles ou Tekno é cantor e compositor, produtor, ator e dançarino que foi indicado como “Melhor Artista Internacional: África” no prêmio estadunidense BET Awards 2017.

YCee

YCee é um cantor, compositor de afropop e hip hop, que atingiu notoriedade depois de ser nomeado como Revelação do Ano na edição de 2015 dos MTV Africa Music Awards, além de ganhar uma indicação na categoria "Melhor Artista de Pop Africano" no 2015 All Africa.

Yemi Alade

Yemi Alade é um cantora e compositora nigeriana Afropop, que ganhou destaque depois de vencer o Peak Talent Show 2009 e pelos seus singles "Johnny " e "Tumbum".

WizKid

Wizkid é um cantor e compositor nigeriano, que alcançou o reconhecimento internacional após os sucessos "One dance" e "Come Closer", ambas com o rapper Drake. Atualmente, colaborou com o rapper Wale na música "My Love" e lançou em 23 de junho de 2017 o single " Naughty Ride", em parceria com o grupo Major Lazer.

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos