Obra realiza mergulho nas narrativas do corpo e das memórias de homem negro, baiano, pescador e migrante. Espetáculo é organizado pelo Núcleo Vênus Negra e faz parte do Circuito Vozes do Corpo.

Texto / Divulgação
Foto / Dalila D'Cruz

No dia 23 de maio, o Núcleo Vênus Negra realiza apresentação do espetáculo Rede na programação Circuito Vozes do Corpo na Casa Popular de Cultura M’Boi Mirim. Em sua segunda obra, o grupo mergulha em referências dos universos da pesca artesanal, da migração e da sobrevivência em grandes cidades para tecer tramas corporais que unem memórias, afetos e narrativas.

Conduzido em formato solo pela artista Talita Bonfim, Rede nasce a partir de pesquisa sobre Aureliano Ferreira Campos, avô da intérprete. Mais do que alinhar recordações, o espetáculo apresenta uma rede narrativa não linear, corpórea, visual e sonora que aprofunda o olhar para a história e corpo deste homem negro, baiano, pescador, pedreiro, marido, pai de oito crianças, que se deslocou com sua família da Bahia para São Paulo, na década de 70.

Faixa para textos BAP

Numa ambientação de elevada plasticidade e estímulos sensoriais, a intérprete conduz o público em tramas afetivas a partir de deslocamentos corpóreos, visuais e sonoros que compartilham a relação dela com os seus familiares que migraram para São Paulo, mas parecem ter procurado (re)estabelecer os laços e lembranças com a sua terra de origem.

A apresentação ocorrerá na Casa Popular de Cultura M'Boi Mirim, localizada na Av. Inácio Dias da Silva, s/n – Piraporinha. A sessão acontecerá às 20h30. A entrada é gratuita.

Núcleo Vênus Negra

O Núcleo Vênus Negra é um coletivo de artistas de artes integradas, fundado em 2013, que a partir de diferentes linguagens (sobretudo, dança, música, teatro e artes visuais), investiga histórias e corporeidades de pessoas negras nas diásporas das Américas. O grupo é formado pelas artistas Deise de Brito, Talita Bonfim, Vânia Santos e Dalila D’Cruz.

Rede Dalila DCruz Corpo

Imagem do espetáculo (Foto: Dalila D'Cruz)

Ficha Técnica:

Direção: Deise de Brito
Concepção Coreográfica: Núcleo Vênus Negra
Intérprete-Criadora: Talita Bonfim
Figurino: Vânia Santos e Gil Santos
Cenografia: Dalila D´Cruz
Trilha Sonora: Talita Bonfim e Ravi Landin
Produção: Núcleo Vênus Negra e ProCriArt
Workshop de Corpo e Hip Hop: Nitiren Queiroz
Workshop de Elementos da Música: Abuhl Júnior
Assessoria de Imprensa: Lebá Comunicação
Núcleo Vênus Negra: Dalila D´Cruz, Deise de Brito, Talita Bonfim e Vânia Santos

Serviço:

Núcleo Vênus Negra
Duração: 38 minutos
Data: 23/05, às 20h30
Local: Casa Popular de Cultura M’Boi Mirim
Endereço: Av. Inácio Dias da Silva, s/nº - Piraporinha, São Paulo - SP, 04913-180

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos

Cron Job Iniciado