Poetas fazem espetáculo na programação da mostra em escola na periferia de São Paulo.

Texto / Divulgação
Imagem / Elaine Campos

Para discutir a intolerância religiosa, o Sarau das Pretas apresenta o espetáculo “Quem é do asè é de paz” durante a 10ª Mostra Cultural da Cooperifa, que acontece na periferia da zona Sul de São Paulo. Na sexta-feira (27), as poetas que compõe o coletivo se apresentam na Escola Estadual Comendador Alfredo Vianello Gregório, no Jardim Vergueiro às 20h. A entrada é gratuita.

O espetáculo foi preparado pelas escritoras depois que espaços religiosos de candomblé e umbanda sofreram ataques. Ligadas à ancestralidade e às matrizes africanas, as poetas entendem a urgência de falar sobre o tema.

“A atividade acontecerá em uma escola. Vamos trazer esta intervenção em que a partir de uma perspectiva artística, apresentamos a beleza das religiões de matrizes africanas, e exigimos respeito. Esse debate se faz cada vez mais urgente e necessário, principalmente no ambiente escolar que deve ser laico, estimular o respeito à diversidade cultural, religiosa, de gênero e etnia”, declarou a criadora do Sarau das Pretas, Débora Garcia.

Para a poeta Elizandra Souza, integrante do Sarau das Pretas, participar da mostra é um momento histórico. “A Mostra Cultural da Cooperifa é um tradicional evento cultural que ocorre na zona sul de São Paulo, idealizado pelo Poeta Sérgio Vaz, produzido e organizado pelo Sarau da Cooperifa. Envolve várias linguagens artísticas, mostrando a pluralidade cultural da periferia. É a primeira vez que participamos da Mostra e isso é muito importante para nós, pois a Cooperifa é uma grande referência, não somente em São Paulo, mas no Brasil. Para mim que iniciei as minhas vivências literárias no Sarau da Cooperifa é um momento histórico participar da Mostra com o Sarau das Pretas”, disse.

Sobre a Mostra da Cooperifa

Esta é a 10ª Mostra Cultural da Cooperifa, que oferece 8 dias de atividades gratuitas em São Paulo, com apresentações musicais, poesia, artes e sarau em celebração aos 16 anos do coletivo. O evento teve início no último sábado (21) e vai até o próximo domingo (29). A programação completa pode ser conferida no www.cooperifa.com.br

Serviço

O quê: Sarau das Pretas na 10ª Mostra Cultural da Cooperifa
Quando: sexta-feira (27) às 20h
Onde: E.E Comendador Alfredo Vianello Gregório
Endereço: Rua Felipe de Veras, s/n - Jardim Vergueiro – Sacomã
Ingresso: gratuito
Informações: www.cooperifa.com.br

Sobre o Alma Preta

O Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.

Onde Estamos

Endereços e Contatos
18-80. Jd Nasralla - Cep: 17012-140
Bauru - São Paulo
contato(@)almapreta.com

Mais Lidos